quinta-feira, 3 de abril de 2008

Dia do Tédio Existencial


TÉDIO: "Um instante q, por algum motivo, se alonga, tornando-se mais extenso doq deveria. No instante em q o tempo se alonga inesperadamente, há uma sensação de vazio. A atividade mais característica deste tipo de tédio é tentar ocupar-se com alguma coisa." HEIDEGGER

O pior da vida é a sensação de vazio. Pq, lá fora, as coisas são cheias, a vida é cheia: e sentir-se esvaziado é morrer um pouco por dentro. Como ouvir e ver uma festa e não poder participar dela, enqto ela está acontecendo logo ali ao alcance das mãos: antes ela estivesse longe.
Eu fujo desta sensação aos gritos: pq quase morri dela. Mas ela me persegue, o tempo todo.


Estou cansada. Cansada das pessoas. Cansada das conversas. Cansada dos assuntos. Cansada das (pseudo) filosofias. Cansada das preocupações frívolas e meramente cotidianas. Cansada das rotinas. Cansada das manipulações. Cansada do estresse banal. Cansada de apenas ouvir. Cansada de não poder me resolver. Cansada da não disponibilidade. Cansada da não reciprocidade. Cansada de tons ásperos e diálogos duros. Cansada do não. Cansada da mediocridade. Cansada de não poder recorrer a uma solidão saudável. Cansada de não poder recorrer à minha mente descansada. Cansada de reclamar sem retorno. Cansada de estar cansada.
Tem horas que eu simplesmente perco a perspectiva. Chega a tal ponto meu desespero diante do cansaço. E busco por um riso que me desopile a alma. Eu sei que eu ainda tenho uma alma, embora ela tenha que se encolher inúmeras vezes ao dia. Não acho que a vida deveria ser assim, e não há como me convencer do contrário: a vida não é pequena assim. Ela não pode ser pequena assim.
Eu não nasci para esses assuntos cotidianos, definitivamente. Pena que não se aproveite o tanto que existe por aqui.
Porque oq eu busco, afinal? Busco descanso. E parece tão inalcançável. Tão distante da realidade das coisas - a realidade é sempre objetiva demais pra mim. Não gosto das coisas como são: "Não é a vida como está e sim as coisas como são. - Legião"
E se me revolto, e me revolto sim, e se me canso, e nem consigo avaliar o quanto, oq posso fazer? Nada: o nada sempre me persegue.

" Estou por assim dizer vendo claramente o vazio. E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço. Além do que: que faço dessa lucidez? Sei tbm que esta minha lucidez pode-se tornar o inferno humano - já me aconteceu antes." CL

Nenhum comentário:

 
AT Wireless
Cell Phones