sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Enfim, o sorriso

Costumo escrever quando estou triste. Este era o segredo da Clarice e, de certa forma, funciona para mim. Mas hoje resolvi escrever sobre o meu sorriso, em homenagem aos amigos que estiveram ao meu lado no momento mais difícil da minha vida. Obrigada a todos vocês por fazerem parte da minha vitória e por terem contribuído que este texto existisse.

"Diariamente, noturnamente, abro a janela do meu quarto e espio o teco de Universo que se apresenta à minha visão. Olhando para o Céu e para a Lua penso, eu e os meus botões, o quão além uma essência pode ir sem tirar os pés do chão.

Diariamente e noturnamente, chorei. Com as luzes apagadas, envergonhada de que algum vizinho visse as lágrimas, chorei incansavelmente através do parapeito. Em dias quentes, em dias de chuva, em dias comuns, em datas especiais.

Hoje, aconteceu: abri a janela e sorri. Sorri para o Universo, sinceramente agradecida pelo que eu havia ganho nas noites anteriores. Senti a minha essência alargando-se dentro de mim satisfeita com as minhas conquistas. Eu sorri. Genuinamente.

Hoje, não apaguei a luz do quarto. Queria ser um ponto iluminado no meio da noite, entre tantos pontos escuros, diante de tanta escuridão que houve dentro de mim. Sorri com os novos conflitos que tenho pela frente, e sorri pelas escolhas sábias que ando fazendo.

A lua cheia hoje está mais próxima da Terra. Quis vê-la assim de perto, mas as nuvens impediram. Sorri para as nuvens, e sorri para a Lua.
Olhei a máscara na porta do quarto, e sorri a ela também.

Se me perguntar se estou feliz com o mundo, e, por isso, sorri – responderei que não, não estou. Se me perguntar se estou feliz com os outros, menos ainda. Sorri porque, pela primeira vez em toda a minha pequena existência, descobri o meu valor.

Abri todas as janelas, permitindo ao Universo que o seu vento faça parte da minha casa. Eis o reembolso da minha dor: este momento de alegria mansa.

Faz (quase) cento e vinte dias. Que eu renasci."
ESTOU SENDO ALEGRE PORQUE ME RECUSO A SER VENCIDA. - CLARICE LISPECTOR
“Sobretudo um dia virá em que todo meu movimento será criação, nascimento, eu romperei todos os nãos que existem dentro de mim, provarei a mim mesma que nada há a temer, que tudo o que eu for será sempre onde haja uma mulher com meu princípio, erguerei dentro de mim o que sou um dia, a um gesto meu minhas vagas se levantarão poderosas, água pura submergindo a dúvida, a consciência, eu serei forte como a alma de um animal e quando eu falar serão palavras não pensadas e lentas, não levemente sentidas, não cheias de vontade de humanidade, não o passado corroendo o futuro! O que eu disser soará fatal e inteiro!” - CLARICE LISPECTOR

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Esperando pelo trem

Sob o Sol da Toscana
Título original:Under the Tuscan Sun
Gênero:Drama
Duração:01 hs 53 min
Ano de lançamento:2003
Estúdio:Touchstone Pictures / Tatiale Films
Distribuidora:Buena Vista Pictures
Direção: Audrey Wells
Roteiro:Audrey Wells, baseado em livro de Frances Mayes
Produção:Tom Sternberg e Audrey Wells
Música:Christophe Beck
Fotografia:Geoffrey Simpson
Direção de arte:Gianfranco Fumagalli e Gianni Giovagnoni
Figurino:Nicoletta Ercole
Edição:Arthur Coburn

(Um post todo trabalhado no inglês fluente! rs)

Katherine: It's a nice little villa. Are you going to buy it? Frances: The way my life is currently going, that would be a terrible idea. Katherine: Terrible idea... Don't you just love those?

Frances: Do you know the most surprising thing about divorce? It doesn't actually kill you. Like a bullet to the heart or a head-on car wreck. It should. When someone you've promised to cherish till death do you part says "I never loved you," it should kill you instantly. You shouldn't have to wake up day after day after that, trying to understand how in the world you didn't know. The light just never went on, you know. I must have known, of course, but I was too scared to see the truth. Then fear just makes you so stupid.

Frances: What are four walls, anyway? They are what they contain. The house protects the dreamer. Unthinkably good things can happen, even late in the game. It's such a surprise.

Katherine: Never lose your childish innocence. It's the most important thing.

Martini: Signora, between Austria and Italy, there is a section of the Alps called the Semmering. It is an impossibly steep, very high part of the mountains. They built a train track over these Alps to connect Vienna and Venice. They built these tracks even before there was a train in existence that could make the trip. They built it because they knew some day, the train would come.

Marcello: If you smash into something good, you should hold on until it's time to let go.

Frances: What if this is it? The real thing? Placido: What you speak of is only in fairy tales. Frances: No, it's not! Placido: And how do you know? From personal experience? Frances: No. I looked, and I didn't find it.

Eu vou achar.

Ou, pelo menos, jamais irei permitir que meu coração pare de procurar.

domingo, 24 de janeiro de 2010

The Known Universe

E as minhas angústias ficaram tão sem sentido pensando na minha insignificância.
O Universo nada espera de mim a não ser que eu seja viva.

http://www.youtube.com/watch?v=17jymDn0W6U

Pois, como li uma vez em um livro, "olhar p/ horizonte expande a alma."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ouviu o som?

Meu dia corria bem, até que:
Pessoa Y: Quando eu era casado, elogiava minha esposa pelo menos duas vezes por dia.
Eu, pessoa ?: Meu ex-marido também era assim comigo, me elogiava muito.


A conversa continuou, sem que os demais ouvissem o som de mais um pedaço do meu coração que caía naquele instante no chão.

Sempre senti como se tivesse um copinho vazinho no meio do peito. Quando mais nova, costumava escrever no meu caderno (outra época, que meu blog era por escrito e ninguém além de mim mesma lia) que eu tinha um buraco furta-cor. Minha mente às vezes estala em pensar que ele voltou, pois há tempos o improvável tinha acontecido: alguém o tinha curado.

Lembro do momento em que contei pra Ti meu maior mistério: o conteúdo do que eu escrevia. Então soube, naquele instante, que eu estava fadada a você. Nunca erro um pressentimento.

Quando as lembranças vem me machucar sem pedir licença, sinto que a dor que irradia desse centro se espalha por todo o meu corpo, e vai me inundando como se fosse estourar meus órgãos, como se meu corpo não fosse conter. Como pode haver tanto amor. E o meu corpo, num ato de sobrevivência, vai fazendo a dor voltar pro centro, porque percebe - pressente - que irá ruir.

Eu quero fazer algo com este amor. Quero fazer carinho na Tua pele, e olhar nos olhos mais lindos que existem. Quero lembrar de como a Tua pele é branca, e de como éramos um só tantas vezes. Sei que nada disso mais existe em Teu coração, mas não jogarei fora o sentimento mais belo que já houve.

Tentei jogar fora as lembranças, mas só me enganei jogando fora as fotos. Tentei jogar você fora – ainda não consegui. Tento ser feliz, e o máximo que consigo é não-sofrer. Fica aqui um sentimento morno e frágil, que pode desmoronar a qualquer momento.

Como desmoronou com o pequeno diálogo do começo.


Frases (e Imagem) do Dia

"Corro perigo como toda pessoa que vive e a única coisa que me espera é exatamente o inesperado."

"Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que, não sei onde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi."

"...não passava de um coração solitário pulsando com dificuldade no espaço."

"De nada sei. Que se há de fazer com a verdade de que todo mundo é um pouco triste e um pouco só."

(todas da Clarice)

... E IMAGEM DO DIA




domingo, 10 de janeiro de 2010

Quando o sonho bom é um pesadelo

- Você vai demorar para chegar em casa?
- Acho que sim, o trânsito está complicado.
- Como sempre.
- Como sempre.
- Preparei um capricho para você essa noite.
- Hum, obrigado.
- Chegue logo, estou com saudades.
- Eu também.
- Nos falamos quando você chegar.


Me ajeitei para o outro lado na cama, me aconchegando por entre as cobertas, feliz com a idéia de que dali há pouco ouviria o barulho característico na fechadura. Adormecendo novamente, uma voz me avisa: ele não volta, esqueceu que ele foi embora?

"A inquietação nascia como de uma certeza de perigo. Porque despertei simultaneamente mulher e humana." Clarice

Acordei, de olhos fechados, desejando desesperadamente que meu sonho fosse verdade, mas não era, Ó Meu Deus, não era, é tão somente um sonho bom que não mais existe.

Eu prefiro morrer, do que ter esse sonho bom outra vez.

(Tentei enfrentar a dor hoje, mas está impossível. Parece que vou morrer dela, e desse vazio. Parece que a angústia irá me engolir, assim como a saudade, e essa ausência que se faz presente o tempo todo. Nem sei o que eu faço. Fico inerte neste desespero.)

What’s the worst that can happen? I flinched. That was definitely the wrong question to ask. I was having a hard time breathing right. Okay, I thought again, what’s the worst I can live through? I didn’t like that question so much, either.Bella Swan, New Moon, Chapter 3, p.59

So much had changed, and so abruptly. It made me feel a little bit dizzy, like I was standing on an edge, a precipice somewhere much too high.Bella Swan, New Moon, Chapter 3, p.60

Where you are is the right place for me.Bella Swan, New Moon, Chapter 3, p.69

The waves of pain that had only lapped at me before now reared high up and washed over my head, pulling me under. I did not resurface.Bella Swan, New Moon, Chapter 3, p.84

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Frase do Dia

"E será inútil esforçar-se para esquecer - tudo o que um dia se misturou carregará consigo partículas do outro. Talvez venha o arrependimento, o recomeço, as cores voltem a brilhar como antes - mas não se pode contar com isso. Não se pode contar com nada. O único caminho viável é viver e correr o sagrado risco do acaso. E substituir o destino pela probabilidade."
Clarice Lispector

domingo, 3 de janeiro de 2010

As palavras

Minha recuperação acontece através da palavra. Quando sou capaz de falar sobre, sou capaz também de sentir sem desmoronar. Portanto, hoje inauguro meu novo livro, o sétimo, sem medo de escrever sobre a minha dor dilacerante.

Ontem lia um livro da Clarice enquanto esperava um compromisso e me veio a lucidez: Deixo, aqui, este registro, esperançosa de que um dia tais dores sejam parte da minha história, mas não mais do meu presente.

Decidida que estou a ser feliz e a ser forte, mesmo quando parece impossível e improvável. Aos poucos, minhas cicatrizes se ajeitam dentro de mim, e uma nova eu se constrói.

Introdução
Àquilo que tememos nomear, tememos ainda mais a coisa em si. Portanto, enfrentar as palavras e dizê-las a mim mesma será minha salvação.
“Há coisas que só se aprende quando ninguém as ensina. E com a vida é assim. Mesmo há mais beleza em descobri-la sozinha, apesar do sofrimento.” – Clarice Lispector em A Bela e a Fera


Aqui começa um novo momento. Can you feel it?

Faxina




 
AT Wireless
Cell Phones