quinta-feira, 3 de abril de 2008

18/07/2007

Oração - Clarice Lispector
"Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença.Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude.Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase.Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala.Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo.Faça com que a solidão não me destrua.Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.Receba em teus braços o meu pecado de pensar."


Quem me conhece sabe que eu não acredito em Deus, e que sou avessa às religiões - todas elas. Mas acredito que precisamos recorrer a coisas que são transcendentes, além de nossa compreensão e de nosso controle: para mim, isso são forças, energias, Universo, etc. Para outros, receberá outros nomes, e não é nenhum desses nomes que importa. Eu acredito na transcendência desse meu jeito, e hj estou precisando recorrer a ela. Quem me conhece tbm sabe que eu não acredito em orações, dessas cristãs: tenho minha própria prece, e hj ela será assim:

" Desejo que minha essência não seja violentada, nem pelos outros e menos ainda por mim mesma. Desejo que a minha paz, tão arduamente conquistada, seja preservada, inviolável dentro do meu frágil invólucro. Desejo que a minha mente mantenha-se sã, logo eu que sou tão fugidia. Desejo que eu possa viver no meu mundo, pois aqui é o único lugar onde sou livre e autêntica, e onde desfruto da minha leveza de estar viva. Desejo estar viva, apesar de. Desejo me manter de pé, calma e como uma estátua, mesmo que tudo ao meu redor esteja desmoronando. Desejo que todo o meu sacrifício p/ me livrar da angústia não seja em vão. Desejo dias melhores, de liberdade e colorido. E minha vida menos ordinária."

Foi assim então a minha prece. Não peço por mais ngm além de mim, por dois motivos: primeiro, pq eu mal consigo cuidar de mim mesma; depois, pq não acredito mais no ser humano. Quase não acredito mais em mim, mas aí seria o fim. E me resta sempre a esperança e a fantasia, minhas pqnas fugas diárias da rotina p/ me manter intacta. Eu sofro e faço minha prece: com o coração apertado.
Uma vez meu ex-terapeuta me disse que "coragem" significa "força no coração" em latim. Hj procuro essa minha força, a "força de me enfrentar" da Clarice.

Nenhum comentário:

 
AT Wireless
Cell Phones