Tenho a sensação de que há mais espaço para a tristeza do que para a felicidade.
A tristeza que sinto parece não ter fim, segue crescendo em espiral.
Mas, de felicidade, nunca passei por isso. Chegava um momento que ela simplesmente parava de acontecer, e eu me contentava com aquela dose.
A tristeza, não. Estou achando que vou morrer disso.
Estou achando que o vazio será mais forte que eu.
Quase desistindo de tudo, afinal.
E eis que toda minha esperança terminou. Antes, pelo menos dela me sustentava. Hoje, não tenho sequer isso.
Somente fantasias adolescentes ridículas e impossíveis.
Então aqui é o fundo do poço?
É.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Espero que
O que eu mais tenho medo é dessa sensação de estar sozinha.
Olho ao meu redor e sinto tanto medo de tanta coisa, e não há quem possa estar ao meu lado, de um jeito forte e presente.
Eu preciso de alguém que me proteja, do mundo e de mim mesma, dessas angústias que parecem que irão ser fatais, dessa sensação de que nada vale a pena ou faz sentido.
Espero pelo dia que não irei chorar. Hoje, choro todos os dias.
Espero pelo dia que não irei me sentir abandonada.
E espero pelo dia que eu me sentirei feliz e plena novamente.
Não posso esperar que você volte. Mas meu coração já dá sinais de saudade insuportável. Nunca escutei caso de quem morresse de saudade, mas já ouvi falar de quem morresse de tristeza.
Também bem que espero ansiosa por algum presente do mundo. Para amenizar essa dor, me aliviar o coração apertado, quem sabe recolocar os pedaços de um coração partido no lugar. Mas, quanto mais acredito no mundo e na vida, mais decepcionada fico.
Não vejo nada onde eu possa me segurar nesse momento de dor. Caio, caio, caio, sem fim e sem rumo. Me refugio nesse meu silêncio esquisito e enjoado, de quem está ferida e com medo das pessoas, um animal, um bicho, não sei bem.
Estou tão cansada de lutar contra a dor e a tristeza. E, mesmo lutando com todas as minhas forças, ainda assim me pego chorando pelos cantos, todas as noites, sem piedade de mim.
Espero pelo dia que tudo isso acabe, e pouco me importa como será este fim, desde que exista um. Nada mais importa, mesmo. Nem me importo mais comigo.
Tem sido tão insuportável. Só eu sei.
Olho ao meu redor e sinto tanto medo de tanta coisa, e não há quem possa estar ao meu lado, de um jeito forte e presente.
Eu preciso de alguém que me proteja, do mundo e de mim mesma, dessas angústias que parecem que irão ser fatais, dessa sensação de que nada vale a pena ou faz sentido.
Espero pelo dia que não irei chorar. Hoje, choro todos os dias.
Espero pelo dia que não irei me sentir abandonada.
E espero pelo dia que eu me sentirei feliz e plena novamente.
Não posso esperar que você volte. Mas meu coração já dá sinais de saudade insuportável. Nunca escutei caso de quem morresse de saudade, mas já ouvi falar de quem morresse de tristeza.
Também bem que espero ansiosa por algum presente do mundo. Para amenizar essa dor, me aliviar o coração apertado, quem sabe recolocar os pedaços de um coração partido no lugar. Mas, quanto mais acredito no mundo e na vida, mais decepcionada fico.
Não vejo nada onde eu possa me segurar nesse momento de dor. Caio, caio, caio, sem fim e sem rumo. Me refugio nesse meu silêncio esquisito e enjoado, de quem está ferida e com medo das pessoas, um animal, um bicho, não sei bem.
Estou tão cansada de lutar contra a dor e a tristeza. E, mesmo lutando com todas as minhas forças, ainda assim me pego chorando pelos cantos, todas as noites, sem piedade de mim.
Espero pelo dia que tudo isso acabe, e pouco me importa como será este fim, desde que exista um. Nada mais importa, mesmo. Nem me importo mais comigo.
Tem sido tão insuportável. Só eu sei.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Frase do Dia
"...Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com as duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar... "
Clarice Lispector
Clarice Lispector
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
A Menina das Mil Perguntas
“... sentia uma dor imutável e calma no peito como se tivesse engolido o próprio coração e o suportasse com dificuldade...” Clarice
O que acontece com a dor, quando passa o tempo? Acaba ou simplesmente ficamos acostumados a conviver com ela como uma parte do nosso corpo?
O que acontece com o amor, quando passa o tempo? Acaba ou fica guardado para usos futuros, reciclagens, algo do gênero?
O que acontece comigo, enquanto o tempo não passa?
Eu e as minhas recaídas nas perguntas. Mania insuportável essa, a minha. Principalmente porque não encontro quem saiba as respostas ou quem me ensine a conviver com as dúvidas. Eu, sozinha, não consigo ir mais longe do que hoje.
O que faço com tantas memórias, que me machucam a cada instante?
O que faço comigo? Nunca estive tão perdida.
Aos meus ouvidos chegam tantas palavras, mas nunca as que preciso.
E sinto tanto medo, de tudo. Tanto.
“... como se se ligasse por uns instantes a si própria tão desaparecida, ao silêncio recolhido e atento, suspirou enfim e lentamente, e olhando em torno ferida e pensativa...” Clarice
O que acontece com a dor, quando passa o tempo? Acaba ou simplesmente ficamos acostumados a conviver com ela como uma parte do nosso corpo?
O que acontece com o amor, quando passa o tempo? Acaba ou fica guardado para usos futuros, reciclagens, algo do gênero?
O que acontece comigo, enquanto o tempo não passa?
Eu e as minhas recaídas nas perguntas. Mania insuportável essa, a minha. Principalmente porque não encontro quem saiba as respostas ou quem me ensine a conviver com as dúvidas. Eu, sozinha, não consigo ir mais longe do que hoje.
O que faço com tantas memórias, que me machucam a cada instante?
O que faço comigo? Nunca estive tão perdida.
Aos meus ouvidos chegam tantas palavras, mas nunca as que preciso.
E sinto tanto medo, de tudo. Tanto.
“... como se se ligasse por uns instantes a si própria tão desaparecida, ao silêncio recolhido e atento, suspirou enfim e lentamente, e olhando em torno ferida e pensativa...” Clarice
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Oração do Dia
"Alivia a minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão está dada à minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte.
Faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que me lembre de que também não há explicação porque um filho quer o beijo de sua mãe e no entanto ele quer e no entanto o beijo é perfeito.
Faze com que eu receba o mundo sem receio, pois para esse mundo incompreensível eu fui criada e eu mesma também incompreensível, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la.
Abençoa-me para eu viva com alegria o pão que eu como, o sono que durmo, faze com que eu tenha caridade por mim mesma, pois senão não poderei sentir que Deus me amou, faze com que eu perca o pudor de desejar que na hora de minha morte haja uma mão humana amada para apertar a minha.
Amém."
Clarice
Faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que me lembre de que também não há explicação porque um filho quer o beijo de sua mãe e no entanto ele quer e no entanto o beijo é perfeito.
Faze com que eu receba o mundo sem receio, pois para esse mundo incompreensível eu fui criada e eu mesma também incompreensível, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la.
Abençoa-me para eu viva com alegria o pão que eu como, o sono que durmo, faze com que eu tenha caridade por mim mesma, pois senão não poderei sentir que Deus me amou, faze com que eu perca o pudor de desejar que na hora de minha morte haja uma mão humana amada para apertar a minha.
Amém."
Clarice
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Desabafo da Fraqueza e do Cansaço
Hoje, eu queria poder descansar.
Faz tanto tempo que sou ativa na busca pelos meus desejos que, pelo menos por hoje, eu gostaria que os meus desejos viessem até mim.
Faz tanto tempo que luto contra mim mesma que, pelo menos por hoje, gostaria de ter a sabedoria de me aceitar como eu sou.
Diariamente é esta luta para conseguir ser feliz.
Mais que isso, diariamente é esta luta para acreditar que é possível ser feliz.
Hoje, só por hoje, queria que alguém pegasse na minha mão e me guiasse. Cansada que estou de me guiar como posso, aos trancos, e sempre sem saber direito para onde ir. Hoje, e só por hoje, queria ouvir palavras doces, palavras boas, para amaciar os meus ouvidos tão acostumados a receber más notícias.
Queria receber de presente um alívio, um conforto, um aconchego, ou um dedo que enxugasse a lágrima sem me cobrar um sorriso.
Hoje, eu queria ter uma outra vida, uma outra perspectiva, outro passado e outro futuro. Mas devo aceitar o meu presente tal como ele é, mesmo sem querer.
Hoje, não quero chorar. Não quero sofrer. Quero me permitir ser feliz, mesmo sem ter idéia de como ou por que. Hoje quero ver sentido em mim e na vida.
Estou cansada: de resolver problemas, de resolver conflitos, de me resolver.
Vou deixar tudo este caos que está, e se ninguém conseguir me ajudar a organizá-lo, que fique assim, então. Me acostumo em breve a viver em meio a esta bagunça de mim.
Ultimamente, algumas pessoas tem virado a minha fraqueza contra mim. Em vez de me estenderem a mão, se afastam – por culpa, por susto ou por medo. Que seja. Estou cansada demais para lutar.
Estou cansada demais para fazer tudo sozinha. Alguém pode me ajudar, pelo menos por hoje?
Atualização
"...faz de conta que ela nao estava chorando por dentro - pois agora mansamente, embora de olhos secos, o coração estava molhado; ela saíra agora da voracidade de viver." Clarice
Faz tanto tempo que sou ativa na busca pelos meus desejos que, pelo menos por hoje, eu gostaria que os meus desejos viessem até mim.
Faz tanto tempo que luto contra mim mesma que, pelo menos por hoje, gostaria de ter a sabedoria de me aceitar como eu sou.
Diariamente é esta luta para conseguir ser feliz.
Mais que isso, diariamente é esta luta para acreditar que é possível ser feliz.
Hoje, só por hoje, queria que alguém pegasse na minha mão e me guiasse. Cansada que estou de me guiar como posso, aos trancos, e sempre sem saber direito para onde ir. Hoje, e só por hoje, queria ouvir palavras doces, palavras boas, para amaciar os meus ouvidos tão acostumados a receber más notícias.
Queria receber de presente um alívio, um conforto, um aconchego, ou um dedo que enxugasse a lágrima sem me cobrar um sorriso.
Hoje, eu queria ter uma outra vida, uma outra perspectiva, outro passado e outro futuro. Mas devo aceitar o meu presente tal como ele é, mesmo sem querer.
Hoje, não quero chorar. Não quero sofrer. Quero me permitir ser feliz, mesmo sem ter idéia de como ou por que. Hoje quero ver sentido em mim e na vida.
Estou cansada: de resolver problemas, de resolver conflitos, de me resolver.
Vou deixar tudo este caos que está, e se ninguém conseguir me ajudar a organizá-lo, que fique assim, então. Me acostumo em breve a viver em meio a esta bagunça de mim.
Ultimamente, algumas pessoas tem virado a minha fraqueza contra mim. Em vez de me estenderem a mão, se afastam – por culpa, por susto ou por medo. Que seja. Estou cansada demais para lutar.
Estou cansada demais para fazer tudo sozinha. Alguém pode me ajudar, pelo menos por hoje?
Atualização
"...faz de conta que ela nao estava chorando por dentro - pois agora mansamente, embora de olhos secos, o coração estava molhado; ela saíra agora da voracidade de viver." Clarice
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Frases do Dia
"Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa todo entendimento."
"A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre."
Clarice
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa todo entendimento."
"A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre."
Clarice
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Frase do Dia
"Sou uma filha da natureza: quero pegar, sentir, tocar, ser.
E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério.
Sou uma só, sou um ser. E deixo que você seja.
Isso lhe assusta?
Creio que sim. Mas vale a pena.
Mesmo que doa. Dói só no começo."
Clarice
E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério.
Sou uma só, sou um ser. E deixo que você seja.
Isso lhe assusta?
Creio que sim. Mas vale a pena.
Mesmo que doa. Dói só no começo."
Clarice
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Agora(s)
Eu sei que ser feliz não é fácil. E muito menos é simples. Mas ser feliz é nossa única esperança e a única coisa capaz de limpar um coração machucado.
Nem sempre conseguimos nos fazer felizes, e quase nunca somos capazes de fazermos o Outro feliz, mas o que importa e o que se leva da vida são as chances recorrentes que damos a nós mesmos. Metade da minha felicidade está em me perdoar da humana que sou, e metade da tua felicidade está em perdoar o humano que é.
Se eu caminhar a minha metade do caminho, você caminha a outra metade em minha direção?
Porque descobri que não existe sentimento sem conflito, nem conflito sem solução, e nem solução que seja rápida. E disso concluo que pretendo me arriscar pela Vida, independente de quantas vezes eu me fira, pois escolho um machucado por ter vivido do que uma vida de saúde amorfa e sem graça.
Não posso fazer as tuas escolhas, nem guiar o teu pensamento até mim. Posso, somente, torcer para que o mundo me presenteie com a sua presença no meu coração.
Ah, também posso te dar de presente: e embrulho um pedacinho de mim para você. Se não quiser ficar com este pedacinho, guarde com carinho na tua vida; se gostar dele, tenho muitos outros aqui, esperando para poderem sorrir.
Gostaria que as coisas fossem mais fáceis, mas elas não são.
Gostaria de conseguir ignorar os meus sentimentos, mas não.
Gostaria de ser mais simples, mas não sou.
Só me resta pedir a você que enfrente a vida comigo, e juntos iremos olhar para todos os absurdos que acontecem conosco e, ainda assim, conseguiremos sorrir. Um dia de cada vez e sem olhar para trás.
Também não precisamos olhar para frente. Olhemos, somente, para os agoras. E que você esteja presente neles, muitos deles.
Vem comigo? Te espero logo ali. O tempo que quiser.
E, se vier, prometo te dar no mínimo um sorriso por dia, por tempo indeterminado.
Nem sempre conseguimos nos fazer felizes, e quase nunca somos capazes de fazermos o Outro feliz, mas o que importa e o que se leva da vida são as chances recorrentes que damos a nós mesmos. Metade da minha felicidade está em me perdoar da humana que sou, e metade da tua felicidade está em perdoar o humano que é.
Se eu caminhar a minha metade do caminho, você caminha a outra metade em minha direção?
Porque descobri que não existe sentimento sem conflito, nem conflito sem solução, e nem solução que seja rápida. E disso concluo que pretendo me arriscar pela Vida, independente de quantas vezes eu me fira, pois escolho um machucado por ter vivido do que uma vida de saúde amorfa e sem graça.
Não posso fazer as tuas escolhas, nem guiar o teu pensamento até mim. Posso, somente, torcer para que o mundo me presenteie com a sua presença no meu coração.
Ah, também posso te dar de presente: e embrulho um pedacinho de mim para você. Se não quiser ficar com este pedacinho, guarde com carinho na tua vida; se gostar dele, tenho muitos outros aqui, esperando para poderem sorrir.
Gostaria que as coisas fossem mais fáceis, mas elas não são.
Gostaria de conseguir ignorar os meus sentimentos, mas não.
Gostaria de ser mais simples, mas não sou.
Só me resta pedir a você que enfrente a vida comigo, e juntos iremos olhar para todos os absurdos que acontecem conosco e, ainda assim, conseguiremos sorrir. Um dia de cada vez e sem olhar para trás.
Também não precisamos olhar para frente. Olhemos, somente, para os agoras. E que você esteja presente neles, muitos deles.
Vem comigo? Te espero logo ali. O tempo que quiser.
E, se vier, prometo te dar no mínimo um sorriso por dia, por tempo indeterminado.
Assinar:
Postagens (Atom)
