sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Enfim, o sorriso

Costumo escrever quando estou triste. Este era o segredo da Clarice e, de certa forma, funciona para mim. Mas hoje resolvi escrever sobre o meu sorriso, em homenagem aos amigos que estiveram ao meu lado no momento mais difícil da minha vida. Obrigada a todos vocês por fazerem parte da minha vitória e por terem contribuído que este texto existisse.

"Diariamente, noturnamente, abro a janela do meu quarto e espio o teco de Universo que se apresenta à minha visão. Olhando para o Céu e para a Lua penso, eu e os meus botões, o quão além uma essência pode ir sem tirar os pés do chão.

Diariamente e noturnamente, chorei. Com as luzes apagadas, envergonhada de que algum vizinho visse as lágrimas, chorei incansavelmente através do parapeito. Em dias quentes, em dias de chuva, em dias comuns, em datas especiais.

Hoje, aconteceu: abri a janela e sorri. Sorri para o Universo, sinceramente agradecida pelo que eu havia ganho nas noites anteriores. Senti a minha essência alargando-se dentro de mim satisfeita com as minhas conquistas. Eu sorri. Genuinamente.

Hoje, não apaguei a luz do quarto. Queria ser um ponto iluminado no meio da noite, entre tantos pontos escuros, diante de tanta escuridão que houve dentro de mim. Sorri com os novos conflitos que tenho pela frente, e sorri pelas escolhas sábias que ando fazendo.

A lua cheia hoje está mais próxima da Terra. Quis vê-la assim de perto, mas as nuvens impediram. Sorri para as nuvens, e sorri para a Lua.
Olhei a máscara na porta do quarto, e sorri a ela também.

Se me perguntar se estou feliz com o mundo, e, por isso, sorri – responderei que não, não estou. Se me perguntar se estou feliz com os outros, menos ainda. Sorri porque, pela primeira vez em toda a minha pequena existência, descobri o meu valor.

Abri todas as janelas, permitindo ao Universo que o seu vento faça parte da minha casa. Eis o reembolso da minha dor: este momento de alegria mansa.

Faz (quase) cento e vinte dias. Que eu renasci."
ESTOU SENDO ALEGRE PORQUE ME RECUSO A SER VENCIDA. - CLARICE LISPECTOR
“Sobretudo um dia virá em que todo meu movimento será criação, nascimento, eu romperei todos os nãos que existem dentro de mim, provarei a mim mesma que nada há a temer, que tudo o que eu for será sempre onde haja uma mulher com meu princípio, erguerei dentro de mim o que sou um dia, a um gesto meu minhas vagas se levantarão poderosas, água pura submergindo a dúvida, a consciência, eu serei forte como a alma de um animal e quando eu falar serão palavras não pensadas e lentas, não levemente sentidas, não cheias de vontade de humanidade, não o passado corroendo o futuro! O que eu disser soará fatal e inteiro!” - CLARICE LISPECTOR

Um comentário:

Deh disse...

É com extrema alegria e com os olhos umidos (verdade) que leio a esse post.

Desafios vem e virão sempre e sempre, mas é a forma como encaramos que define quem sairá vencedor.

Clarice esta mais q certa nesa frase: "ESTOU SENDO ALEGRE PORQUE ME RECUSO A SER VENCIDA" Fantastica como sempre.

Parabens ao novo recomeço. E saiba que não precisa ser sempre bem, desde que saiba que nada no mundo é tão forte como vc. Nada irá te destruir se vc não quiser ser destruida.

Viva. Não apenas sobreviva!

Bjs!

 
AT Wireless
Cell Phones